quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Direitos Humanos e Diversidade Sexual na escola são temas de seminário

Discutir e sistematizar questões sócio-históricas sobre a homossexualidade e suas diferentes formas de representação no cotidiano social e escolar. Estes são os objetivos do Seminário de Formação em Direitos Humanos e Diversidade Sexual na Escola que acontecerá, de outubro a novembro deste ano, em oito escolas pólo das DIRECs de Salvador. As inscrições podem ser feitas nas próprias escolas, de 22 a 30 de setembro.

O seminário possui, ainda, o intuito de assessorar o planejamento de oficinas de formação sobre diversidade afetivo-sexual na escola, com ênfase nas dimensões pessoal e profissional do professor, no que concerne às experiências implicadas com o tema. A idéia é construir projetos de ensino que mobilizem múltiplas linguagens em sala de aula.

A iniciativa é inovadora por descentralizar a formação, até então focada no IAT, levando-a para o contexto onde os professores atuam. O curso tem carga de 80h, distribuídas em quatro módulos, das quais 20 serão destinadas para as oficinas nas escolas. O período de duração de cada módulo, bem como as temáticas que serão abordadas, estão no cronograma abaixo:
Módulos Período Temáticas
I 13 a 17/10 Direitos humanos e diversidade sexual na escola: concepções e práticas
II 27 a 31/10 Diferenças sexuais, homofobia e cotidiano escolar
III 17 a 21/11 Diversidade sexual e trabalho docente: planejamento e prática pedagógica
IV 03 a 14/11
24 a 28/11 Oficinas nas escolas: direitos humanos, diversidade sexual e cotidiano escolar
A partir do agrupamento formado pelas escolas pólos das DIRECs da capital e RMS, serão constituídos oito grupos com 40 professores/coordenadores, totalizando 320 gestores e professores da educação do ensino médio da Rede Estadual envolvidos no processo.

As escolas que participarão do processo são:
Colégio Landulfo Alves, Escola Estadual Dalva Matos, Colégio Estadual de Praia Grande, ICÉIA, Colégio Estadual Abílio César Borges, Colégio Central, Escola Estadual Helena Magalhães e Colégio Estadual Presidente Humberto de Castelo Branco.

Ricardo Andrade

O Jogo da Dissimulação

O Jogo da Dissimulação

Se Toque!

Se Toque!

PERIGO NO AR !

PERIGO NO AR !
Clique aqui

Ditadura - Quando terminou mesmo...?

Suburbio Ferroviário - Galeria

Criar site