terça-feira, 21 de outubro de 2008

EVENTOS

Universidade Federal da Bahia
O Reitor da Universidade Federal da Bahia, Professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, e o Diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais, Professor Jocélio Teles dos Santos, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade de posse das Professoras Paula Cristina da Silva Barreto e Florentina da Silva Souza, nos cargos de Diretora e Vice-Diretora, respectivamente, do CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia.

Data: 22 de outubro de 2008.
Hora: 18h30min
Local: Sala dos Conselhos Superiores - Palácio da Reitoria
************************************************************************************
CONVOCATÓRIA / CONVITE: FSM 2009

A ABONG NE2 e a Assembléia Popular convidam os movimentos sociais baianos para participar no dia 28/10/08 de uma reunião de articulação em torno do processo do Fórum Social Mundial 2009. O FSM acontecerá em Belém, entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2009. Na Bahia, alguns movimentos já estão se articulando na perspectiva do FSM, mas nenhuma mobilização ainda aconteceu para mobilizar no âmbito do estado e refletir sobre as formas de estarmos, juntas e juntos, nesse processo de transformação social... Apareçam! Sua presença é fundamental neste processo!
Onde: Associação VIDA BRASIL – Rua da Mouraria, 74, Nazaré, Salvador – Tel (71) 33 21 46 88 / 43 82
Quando: 28/10/08 (3ª) às 11h
Objetivo: Iniciar um processo de mobilização e articulação dos movimentos sociais baianos na construção do processo do FSM 2009...
ABONG NE2 e Assembléia Popular
************************************************************************************
SEMINÁRIO:
Um Novo Caminho para Salvador “Juventude, Gênero e Raça”
Acontece nesta quinta-feira (23/10), às 17h, na Senzala do Barro Preto - Curuzu (sede do Ilê Aiyê), Salvador-BA, o Seminário: Um Novo Caminho para Salvador “Juventude, Gênero e Raça”. O evento irá reunir jovens oriundos de diferentes setores e lideranças sociais (núcleos universitários, grupos culturais, quilombos educacionais, organizações e rádios comunitárias, movimento hip-hop, articulação de mulheres negras, glbt e etc...).
O objetivo é possibilitar um espaço de dialogo e reflexão entre os diversos grupos de jovens em torno do tema geral proposto “Um Novo Caminho para Salvador “Juventude, Gênero e Raça”, levando-as ao desenvolvimento do senso critico, a capacidade análise, fazerem uso da articulação como estratégia viável para busca de soluções coletivas e em rede através da pratica da autonomia juvenil.

Palestrantes:
- Ângela Guimarães – UNEGRO
- Elder Costa – Fórum Nacional de Juventude Negra
- Tricia Lima– Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UFBA – NENU
- Paulo Rogério – Instituto de Mídia Étnica
- Deise Queiroz – Coletivo de Entidades Negras - CEN
- Anderson Santos – Programa Jovens Baianos – SEDES
- Luiza Passos – CEAFRO
- Mediador: Ademario Costa

Confraternização entre a juventude com, intervenções de Poesia, Teatro e Baile Black com: Dj Bandido, Dj Branco e Samba de Cozinha.
A INSCRIÇÃO SERÁ FEITA NO LOCAL.
ENTRADA FRANCA !!!

************************************************************************************
Pierre Lévy será o palestrante da próxima Conferência do Fronteiras Braskem do Pensamento Considerado um dos pensadores mais representativos do debate acerca da revolução digital e suas conseqüências no mundo contemporâneo, o intelectual Pierre Lévy é o palestrante do próximo encontro do projeto Fronteiras Braskem do Pensamento, no dia 21 de outubro, às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador.
Lévy assume o lugar do político socialista francês Jack Lang, que cancelou a vinda à capital baiana por motivos pessoais. O "engenheiro do conhecimento", como se auto-intitula, retorna à Bahia após três anos para falar sobre a linguagem na era digital. Ele analisa o poder do fenômeno da comunicação digital de simplificar o acesso e a produção do conhecimento. Lévy se dedica ao estudo das novas tecnologias de comunicação, em especial à Internet, e às implicações que elas reservam para o futuro.
Para Lévy, a humanidade tende a se organizar cada vez menos em padrões formais e hierárquicos e a valorizar mais o aprendizado cooperativo e a inteligência coletiva como nova forma de organização. Nesse sentido, a Internet tem papel fundamental como palco para essa democratização do saber, através de sua diversidade e pluralismo.
Nascido na Tunísia em 1956, Pierre Lévy é filósofo da informação e pesquisador das tecnologias da inteligência, investigando interações entre informação e sociedade. Em 1994, alcançou projeção mundial ao divulgar a Árvore do conhecimento, sistema do qual foi co-inventor juntamente com Michel Authier e que consistia em um software de cartografia e de troca de conhecimento em comunidades. No ano seguinte, lançou seus primeiros livros, As técnicas da inteligência e A árvore do conhecimento, este em parceria com Authier. Hoje, Pierre Lévy é professor da Universidade de Ottawa, no Canadá.

Central de Relacionamento
centralsalvador@fronteirasdopensamento.com.br
Fone: +55 (71) 3355.4041

*******************************************************************************
CONGRESSO DE SOCIOLOGIA


O XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, entre 28 e 31 de julho de 2009, terá pela primeira vez um Grupo de
Trabalho dedicado à Sociologia Econômica. A proposta deste grupo é incorporar ao principal encontro de Sociologia no Brasil contribuições de pesquisadores envolvidos com a ampla agenda de pesquisa constituída em torno desta área. Temas como redes sócio-políticas, capital social, instituições e desenvolvimento, governança, mercados, regulação, responsabilidade social, economia solidária, entre outros, fazem parte desta agenda. Convidamos pesquisadores com titulação mínima de mestre a submeter resumos ao GT de Sociologia Econômica, lembrando que graduandos, graduados e mestrandos que estão envolvidos com pesquisa na área também podem submeter trabalhos na modalidade "Sociólogos do Futuro". Esperamos que a criação deste GT, no
âmbito do congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia, represente uma oportunidade de amadurecimento da Sociologia Econômica no Brasil, fortalecendo o intercâmbio entre pesquisadores oriundos de diferentes partes do país. Contamos com sua participação.O endereço é : www.sbsociologia. com.br

Linda RubiM
Faculdade de Comunicação da UFBA
*******************************************************************************
Revista Veredas da História
(ISSN 1982-4238), periódico on-line voltado para publicação da produção de discentes em História (da graduação ao doutorado),convida a todos para publicação de trabalhos em sua segunda edição, sendo que os artigos encaminhados devem adequar-se à temática "História, cultura e sociedade".

As regras de formatação e apresentação podem ser acessadas em:

http://www.veredasdahistoria.com

O Jogo da Dissimulação

O Jogo da Dissimulação

Se Toque!

Se Toque!

PERIGO NO AR !

PERIGO NO AR !
Clique aqui

Ditadura - Quando terminou mesmo...?

Suburbio Ferroviário - Galeria

Criar site