sexta-feira, 13 de março de 2009

Diáspora

A produção cultural dos portos da diáspora negra não pára de se reinventar. Depois de uma primeira diáspora com os deslocamentos históricos do tráfico negreiro e o retorno de ex-escravos para a África, uma segunda diáspora se deu pela via dos deslocamentos voluntários, como a migração de jamaicanos para Londres; de cubanos para New York; de beninenses para Paris; de caboverdianos para NY; de angolanos para o Brasil, etc.

A terceira diáspora é o deslocamento de signos provocado pelo circuito de informação tecnológico/virtual tais como discos, filmes, cabelos, slogans, gestos, modas, bandeiras, ritmos, ícones, ideologias,etc. É um movimento que investe no circuito de comunicação da diáspora negra que se tornou possível com a globalização eletrônica e se potencializou através da Web colocando em conexão virtual os repertórios culturais de cidades como Salvador, Kingston, Havana, New York, New Orleans, Londres, Lisboa, Dakar, Luanda, Johanesburgo, etc.

Grafiteiros em Salvador; performances multimídia no Harlem, Nova York; salões de beleza em Londres; estúdios de gravação de Kingston; cafés literários na Martinica; santeria cubana; carnaval em Trinidad; restaurantes de Lisboa; bandas afro-pop em Paris; artes plásticas em Dakar; filmes nigerianos; Kuduro em Luanda; festival de vodum no Benin. São alguns dos elementos do repertório em questão.

Roteiro:
- As três diásporas
- Mundo atlântico: imagens, sons, entrevistas de Cuba, Trinidad,Benin, África do Sul, Moçambique, EUA, França, Inglaterra.
- Diálogos, sacadas, polêmicas e afins

Inscreva-se !

Local: SITOC, Rua do Passo, 40, Pelourinho – Salvador-BA.
Datas:16 e 17 de março
Hora: 19 às 21 horas
TELEFONE – (71) 3326-6053 / 3492-3690
E-MAIL - dedarocha@yahoo.com.br

Fonte: CMA HipHop

O Jogo da Dissimulação

O Jogo da Dissimulação

Se Toque!

Se Toque!

PERIGO NO AR !

PERIGO NO AR !
Clique aqui

Ditadura - Quando terminou mesmo...?

Suburbio Ferroviário - Galeria

Criar site